Qualquer viagem implica em gastos e a compra de passagens de avião é sempre um dos custos mais altos. Independente se a escolha for um destino nacional ou um internacional, a carteira agradece se for possível conseguir um desconto considerável. E com algumas ferramentas online isso é sim possível.
Mas é preciso tomar cuidado: além dos golpes e fraudes que existem na internet, é preciso tomar muita atenção com todas as informações expostas. Além de saber quais são seus direitos se acontecer um atraso de voo ou até mesmo um cancelamento.
Comparação de passagens
Antes do surgimento de vários sites que navegam nas páginas das companhias aéreas e de passagens para dar os melhores preços em poucos segundos era preciso entrar em cada página, preencher as informações e ter uma paciência incrível para tentar ver um preço melhor.
Com um site como o Skyscanner isso não é necessário. Depois de preencher o local de saída e destino, se a passagem é só de ida ou ida e volta e as datas necessárias, até com a possibilidade de checar por mês (falaremos mais sobre abaixo), todas as informações estão rapidamente na tela.
Mas fique atento: muitos sites de comparação colocam preços sem taxas, impostos e outras cobranças e só informam esse acréscimo depois que você já preencheu as informações e se encaminha para o pagamento. Então antes de pensar que você achou o ouro, confirme o dado.
Datas flexíveis e destinos flexíveis
As passagens mais caras costumam ser compradas pelas pessoas que precisam viajar para um lugar determinado e em um dia exato. Quando há opções é que aparecem os bons negócios.
Se for possível confira as passagens com bastante antecedência e flexibilidade de datas. Poder viajar um dia, dois, três ou até em outro mês abre grandes oportunidades. O mesmo vale para destinos variados: se você quer viajar para uma praia, pode pensar em Maceió, Recife, Natal e conferir qual é o melhor preço para uma viagem em pleno verão.
Também vale a pena conferir se apenas uma viagem de ida e uma volta por outra cidade não é um excelente negócio. Por exemplo, caso você opte por uma viagem para a Espanha, um voo só de ida para Madrid e a volta por Barcelona pode representar um grande desconto, já que os deslocamentos internos na Europa costumam ser baratos e relativamente curtos.
Antecedência, mas com olhar atento
Pesquisar passagens com antecedência é um ótimo negócio, já que a tendência é que com a proximidade do voo, os preços ficam mais caros, já que há menos passagens disponíveis. Mas isso nem sempre é uma regra: algumas companhias, para encher o avião, podem oferecer grandes descontos para os últimos bilhetes.
Então sempre fique de olho atento e só por curiosidade, mesmo que você viaje em apenas um ano, procure uma passagem para seu destino na próxima semana. Assim você saberá qual é a regra usada pela companhia aérea e pode se aproveitar dela.
Ao mesmo tempo que é legal pesquisar com antecedência, também é preciso estar com o dedo no gatilho: se o preço bom surgir, é bem possível que ele não dure muito tempo. Ter o dinheiro em mãos – ou o cartão de crédito com limite disponível – permite aproveitar a oportunidade quando ela aparece, não só ficar ciente dela e torcer para aparecer de novo.
Deixe um comentário sobre este post: