Imagem: Freepik
Os apps de banco trazem uma facilidade tremenda para o dia a dia de qualquer um, mas eles também são alvos cada vez mais comuns dos bandidos que querem ganhar dinheiro fácil. No final de abril, houve um caso de roubo utilizando aplicativo de banco que chamou bastante a atenção nas redes sociais. A situação ocorreu com o empresário Bruno de Paula que, quando estava em um táxi, teve o seu smartphone roubado desbloqueado. Os criminosos puderam acessar os apps de bancos e delivery e fizeram empréstimos e compras, causando um prejuízo de mais de R$140 mil ao empresário.
Com a facilidade e rapidez com que os bandidos conseguiram fazer tudo isso, muitas pessoas passaram a se perguntar se os apps de instituições financeiras são mesmo seguros. Neste texto, vamos te dar 6 dicas para você manter a sua segurança e evitar o pior caso tenha o celular roubado.
1. Baixe apps confiáveis
Além de se proteger dos crimes “presenciais”, também é preciso prestar atenção para não cair vítima dos cibercriminosos. Por isso, recomendamos analisar muito bem todos os aplicativos que baixar, como o dos bancos, e os sites onde for entrar. Isso vale também para os momentos de diversão, e com um site confiável é possível conhecer serviços e plataformas seguros antes de acessar, com direito a avaliações de especialistas, usuários, e análises detalhadas de cada site. Ao clicar em links confiáveis, você garante que não será vítima de phishing ou que nenhum malware de espionagem ou acesso remoto será instalado secretamente em seu smartphone.
2. Use senha de bloqueio
A biometria (identificação digital ou facial) é uma alternativa bastante prática para desbloquear o aparelho, mas ela não pode ser o método principal, já que criminosos podem tentar burlar o sistema de alguma forma. Por isso, cadastre uma senha numérica de bloqueio para que, caso você seja furtado e o smartphone esteja bloqueado, os bandidos tenham mais dificuldade para acessar o seu app de banco e contas em redes sociais ou delivery.
3. Cadastre um e-mail somente para recuperação de conta
Ao criar uma conta na instituição financeira, adicione um e-mail exclusivo para recuperá-la. Esse e-mail secundário não pode estar logado em seu aparelho, e sim em um outro celular ou em um computador, por exemplo. Isso garante que os bandidos não possam recuperar a sua senha com o próprio aparelho furtado, adicionando mais uma camada de proteção.
4. Não deixe dados de cartão salvos
Se você usa muitos aplicativos de delivery e e-commerce, evite salvar os dados do seu cartão. Isso porque muitos deles não pedem o seu código de segurança para efetuar a compra, o que pode ajudar os criminosos a gastarem todo o seu limite antes de você perceber. Por isso, a dica é usar cartões virtuais e apagar assim que finalizar a compra ou manter o limite baixo para reduzir o prejuízo em caso de furto.
5. Descubra o seu número IMEI
Foi assaltada e quer bloquear o celular remotamente? Com o IMEI em mãos, o processo é simples e pode te poupar muita dor de cabeça. Ele é o número de identificação do seu smartphone, e pode ser apresentado para bloqueá-lo remotamente com a ajuda da operadora. Com o IMEI, você também pode fazer um boletim de ocorrência e aumentar as chances de recuperar o aparelho.
Para descobrir o IMEI do seu celular, abra a parte de ligações e digite *#06#. Uma tela com o código se abrirá, e você pode anotá-lo e guardar em um lugar seguro.
6. Esconda aplicativos importantes
Caso você queira se prevenir ainda mais, é possível esconder os aplicativos de algumas maneiras diferentes para dificultar a vida do bandido. No Android, você pode recorrer a apps como o Hidder App, já no iPhone é possível movê-los para a biblioteca, tornando o acesso mais difícil.
Deixe um comentário sobre este post: